sábado, 9 de abril de 2016

Início da agricultura e a domesticação das plantas

Início da agricultura e a domesticação das plantas
 As atividades agrícolas começaram entre os períodos neolítico e paleolítico, mais ou menos entre 12.000 e 10.000 anos a.C. Até hoje não existe uma precisão correta de quando a agricultura surgiu, pois foi antes do surgimento da escrita , por isso não existe relatos escritos sobre isso, mas sabe-se que a agricultura surgiu de forma independente em varias partes do mundo, mais precisamente em áreas de várzeas e vales como o dos rios Nilo no Egito, Tigre e Eufrates na Mesopotâmia, atual Iraque e que eram habitados por civilizações antigas. E foi devido às mudanças climáticas que ocorreram naquele período que influenciaram a fauna e a flora, com isso novas espécies de plantas apareceram por causa do glaciar.

Nessas civilizações se destacavam os caçadores-coletores que em suas buscas por alimentos observaram que sementes que caiam no solo germinavam e davam origem a novas plantas, descobriram então que através deste fenômeno natural muito simples, se fossem lançadas sementes ao solo elas germinariam e davam origem a plantas idênticas à planta mãe. E assim fizeram, passaram a semear as sementes próximo dos locais onde habitavam, nasceu então a agricultura.

Esse tipo de agricultura era praticado próximo de áreas de várzeas de grandes rios, pois no período de vazante as terras eram fertilizadas. O cultivo era feito logo após o recuo das águas dos rios que transbordavam e enriqueciam os solos pelo acúmulo de sedimentos, tornando assim o leito dos rios muito férteis e úmidos, propício para o cultivo.
A partir daí a população humana foi deixando de ser nômade e as perigosas buscas por alimentos e foram deixadas de lado cada vez mais. Com o passa dos tempos, os alimentos foram sendo selecionados entre as espécies selvagens e aquelas que mais interessavam os agricultores, esses alimentos possuíam características cada vez mais apreciadas como tamanho, produtividade, sabor, etc.

Assim surgiram então as primeiras plantas domesticadas, dentre as quais se destacam alguns grãos como o trigo, a cevada, o milho e o arroz.
Nos dias atuais a agricultura é a atividade mais importante da sociedade humana no planeta, pois está presente em todos os setores da economia, desde a alimentação no nosso dia-a-dia até na produção de vestimentas e energia, gerando renda e empregos para milhões de pessoas e movimentando a economia de muitos países mundo afora.



Nilton Zanesco
Graduado em Ciências Biológicas


Palavras chave: Civilizações, Várzea, Sementes, Cultivo


Bibliografia:
Plantas e Animais Domesticados: as Primeiras Sociedades Produtoras do Neolítico.<Disponível em http://www.infopedia.pt/$plantas-e-animais-domesticados-as-primeiras?uri=portugues-ingles/Moer>Acesso em 31 de Marc. 2016.
O Neolítico.<Disponível em: http://historiaemtempoac.blogspot.com.br/2010/11/o-neolitico.html> Acesso em 01 de Abril de 2016.
Os Vales Férteis.< Disponível em: http://historiaemtempoac.blogspot.com.br/2010/11/os-vales-ferteis.html> Acesso em 01 de Abril de 2016.
SILVA, Soraya Grams. Agricultura.<Disponível em http://monografias.brasilescola.uol.com.br/agricultura-pecuaria/agricultura.htm> Acesso em 02 de Abril de 2016.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre, Agricultura.< Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agricultura >Acesso em 02de Abril de 2016.
Agropecuária no Brasil e no mundo: Origem da agricultura e sistemas agrícolas.<Disponível em: http://vozesdoverbo.blogspot.com.br/2013/05/agropecuaria-no-brasil-e-no-mundo.html> Acesso em 06 de Abril de 2016.

domingo, 3 de abril de 2016

O surgimento e evolução das plantas

O surgimento e evolução das plantas

Foi nas águas dos oceanos que surgiram as primeiras formas de vida existentes no planeta Terra. Assim como as espécies animais se adaptaram a viver em outros meios, com as plantas não foi diferente.
As algas foram às primeiras formas de vida vegetal que surgiram. Até hoje não se sabe ao certo qual tipo de vegetal que foi o primeiro a dar as caras, mas provavelmente foi uma espécie de alga verde, a chlorophyta, que possuía as características favoráveis para se desenvolver em áreas alagadas e pantanosas, com períodos de inundações e secas relativas e foi isso que permitiu a essas algas a evoluírem e criarem estruturas adaptativas que foram particulares desses eventos.
Seguindo a linha evolutiva dos vegetais, após as algas, surgiram às Briófitas, que não possuem os vasos condutores de seiva e seus gametas (células reprodutivas) são levados facilmente pela água da chuva ou pelas gotas de orvalho de uma planta para outra.
As primeiras a apresentarem vasos condutores foram as Pteridófitas, grupo de plantas que compreendem a samambaias e isso facilitou muito o transporte de água e minerais retirados do solo e dentre outras adaptações importantes foi também a cutícula impermeável que consiste em uma camada de cera impermeabilizante produzida com a finalidade e função de evitar a perda de água pela planta e proteger a mesma contra traumas e infecções.
Esses três grupos de vegetais, a Alga verde ancestral, as Briófitas e as Pteridófitas, surgiram através de mudanças ocorridas por longos períodos de seca que ocorreram no tempo geológico denominado Siluriano, período da era paleozóica, compreendido aproximadamente entre 444 e 416 milhões de anos atrás.
No período Devoniano, compreendido entre 416 e 359 milhões de anos atrás, iniciou-se a formação dos primeiros bosques, esses eram formados por ancestrais de musgos e samambaias, plantas que produzem esporos para se reproduzirem.
Existiam também nesses bosques samambaias altas parecidas com árvores e algumas espécies podiam até passar de 20 metros de altura e algumas dessas já apresentavam madeira em seu caule.
As Gimnospermas, representadas pelas coníferas (pinheiros) que surgiram na era Mesozóica, compreendida entre 250 a 65 milhões de anos atrás. São plantas vasculares que possuem sementes e que não são protegidas por frutos, apresentam também raíz, caule, folhas, estróbilos, flores, sementes e vasos condutores.
 As Gimnospermas podem ser monóicas, são plantas que são femininas e masculinas ao mesmo tempo e plantas dióicas, que têm sexos separados. Reproduzem-se por dois tipos de esporos, o masculino e o feminino.
São plantas de desenvolvimento mais rápido que as coníferas (que são de desenvolvimento lento), as Angiospermas surgiram no Cretáceo, tempo geológico compreendido entre 145 e 66 milhões de anos atrás, e que dominaram até hoje o planeta Terra.
As Angiospermas são plantas que produzem frutos e que possuem sementes em seu interior, o que facilita a sua dispersão. Produzem flores e sua reprodução é através da polinização por insetos, aves e até morcegos, possui grande adaptação a vários climas, essas são as características que garantem predomínio sobre as coníferas.

Nilton Zanesco
Graduado em Ciências Biológicas

Palavras chave: Zanesco, Plantas, Geológico, Vegetais, Alga


Bibliografia:
OLIVEIRA de ANDRADE Karine, Origem e Evolução das Plantas. Disponível em:< http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/origem-e-evolucao-das-plantas >Acesso em 21 mar. 2016.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre, Cretáceo. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Cret%C3%A1ceo> Acesso em 21 mar. 2016.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre, Siluriano. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Siluriano> Acesso em 22 mar. 2016.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre, Cutícula Vegetal. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Cut%C3%ADcula_vegetal> Acesso em 22 mar. 2016.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre, Devoniano. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Devoniano> Acesso em 26 mar. 2016.
WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre, Gimnospérmica. Disponível em:< https://pt.wikipedia.org/wiki/Gimnosp%C3%A9rmica> Acesso em 26 mar. 2016.
Linhares, S.; Gewandsznajder, F. Biologia Hoje. Volume 3. Ed. Ática. Evolução das plantas | Mundo Biologia. Disponivel em:< http://www.mundobiologia.com/2013/09/evolucao-das-plantas.html#ixzz44krt52FB> Acesso em 28 mar. 2016
ROSSETTI Scritto, Evolução das plantas: Ganhando a Terra, mas não em totalidade. (Parte II).Disponível em:< https://netnature.wordpress.com/2011/02/10/evolucao-das-plantas-ganhando-a-terra-mas-nao-em-totalidade-com-resenha/> Acesso em 31 de Marc. 2016