BIOatividades

Atividades preparatórias para o Saresp - 9ºano
  • Atividade física e alimentação saudável

A refeição antes do exercício físico é um fator determinante em relação ao seu desempenho nessa atividade. Planejar com antecedência — ou com o mínimo de cuidado — o que vai comer antes do treino faz uma enorme diferença no desempenho e nos resultados. O importante é comer uma refeição equilibrada e completa, com carboidratos, proteínas e gorduras.
A refeição deve ter predominantemente carboidratos, ou seja, alimentos como o pão, o arroz e a batata, entre outros. É a partir desse nutriente que o corpo acumula com mais facilidade e qualidade o uma molécula chamada glicogênio dentro dos músculos. Através da quebra dele, o organismo consegue a energia necessária. Sem esse estoque de carboidratos, você tende a se sentir fraco e cansado. Para piorar, é bem capaz que seu organismo seja obrigado a gerar energia a partir de proteínas musculares. Isso é ruim tanto para quem quer ganhar massa muscular, quanto para quem quer perder gordura. Quanto menos massa muscular o organismo tem, menos ele gasta calorias naturalmente, por isso perder “músculo” é ruim.
Como você, provavelmente, vai passar em torno de uma hora praticando atividade física, prefira alimentos com baixo a moderado índice glicêmico, ou seja, com absorção lenta de açúcares. Os melhores alimentos para isso são os carboidratos ricos em fibras, como pães e massas integrais e cereais matinais, por exemplo.
Incluir proteínas — principalmente alimentos de origem animal — na sua refeição pré-treino também auxilia para que ocorra uma absorção mais lenta da glicose, aumenta a saciedade e faz com que os aminoácidos sejam liberados lentamente ao longo do treino.
Procure fazer essa refeição com entre 40 minutos e uma hora de antecedência, para que a digestão desses alimentos não prejudique a liberação de energia destinada à atividade física. Se não tiver tempo de comer com essa antecedência, ou só for comer na hora do treino, então prefira os carboidratos com índice glicêmico mais alto, como pães brancos, frutas, e biscoitos.
Mas nunca se esqueça: ir à academia em jejum, além de ser perigoso, provoca perda de massa muscular, e isso não é nada positivo pra quem quer emagrecer com saúde.
H10- Identificar relações entre saúde, hábitos alimentares e atividade física.
Questões do nível abaixo do básico

1 – Observe o slide a seguir, elaborado a partir de dados da Organização Pan-Americana para a Saúde (OPAS): 


Segundo as informações do slide, podemos concluir que são comportamentos importantes para evitar a ocorrência das principais doenças crônicas não transmissíveis:

(A) não consumir proteínas nem se expor a agentes cancerígenos.
(B) praticar atividades físicas e ter uma alimentação balanceada.
(C) tomar remédios constantemente e fazer tratamentos preventivos.
(D) tomar todas as vacinas e não entrar em contato com pessoas doentes.



2 - QUEM DISSE QUE NOSSAS CRIANÇAS NÃO SE EXERCITAM?

A charge ironiza um dos problemas enfrentados pela sociedade atual, ou seja, trata da

(A) obesidade, causada pelo excesso de comidas calóricas e a falta de atividade física.
(B) desnutrição infantil, causada pela substituição de frutas e legumes por doces.
(C) falta de escolas, que faz com que as pessoas compreendam mal as informações sobre os hábitos corretos de alimentação.
(D) prática em excesso de exercícios físicos na infância, o que acaba provocando lesões musculares e obesidade.



  • Fontes de Energia

As fontes de energia são de fundamental importância, em especial na atual sociedade capitalista. Essas substâncias, após serem submetidas a um processo de transformação, proporcionam energia para o homem cozinhar seus alimentos, aquecer e iluminar o ambiente, etc.
Contudo, foi com o advento das Revoluções Industriais, juntamente com a intensificação do processo de urbanização, que a utilização das fontes energéticas teve um aumento extraordinário. O atual modelo capitalista é altamente dependente de recursos energéticos para o funcionamento das máquinas industriais e agrícolas; os automóveis também necessitam de combustíveis para se deslocarem; e a urbanização aumentou a demanda de eletricidade.
Diante desse cenário, o consumo de energia aumentou de forma significativa, fato que tem gerado grandes problemas socioambientais. Isso porque a maioria das fontes utilizadas é de origem fóssil (carvão, gás natural, petróleo), e sua queima libera vários gases responsáveis pela poluição atmosférica, efeito estufa, contaminação dos recursos hídricos, entre outros fatores nocivos ao meio ambiente.
Outro aspecto negativo é que essas fontes não são renováveis, ou seja, elas se esgotarão da natureza. Segundo estimativas da Agência Internacional de Energia (AIE), caso se mantenha a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão se esgotar em 100 anos e as de carvão, em 200 anos.
A energia nuclear, também de origem não renovável, é motivo de várias manifestações contra o seu uso, pois pode haver a liberação de material radioativo em caso de acidentes em uma usina nuclear, como os que ocorreram em Chernobyl (Ucrânia) e em Fukushima Daiichi (Japão).
Com o intuito de diversificar a matriz energética, várias pesquisas foram desenvolvidas para a obtenção de fontes limpas e renováveis. Entre elas estão a energia solar (obtida através do Sol), energia eólica (dos ventos), energia das marés (correntes marítimas), biomassa (matéria orgânica), hidráulica (das águas), entre outras. Estas fontes, além de serem encontradas em abundância na natureza, geram menos impactos ambientais.

H21- Comparar diferentes recursos energéticos como petróleo, carvão, gás natural em relação à biomassa, origens e usos.

Questões de nível básico

1- O biodiesel é um combustível que pode ser utilizado em carros ou caminhões, produzido a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal).

O uso de biodiesel como combustível
(A) não se justifica, pois o petróleo é também um recurso renovável.
(B) não reduzirá o consumo de petróleo, pois o diesel é um combustível usado apenas em automóveis.
(C) trará benefícios ao meio ambiente, pois o biodiesel polui menos que a gasolina.
(D) não deve ser incentivado, pois o biodiesel polui mais que a gasolina.

2- Um tema atualmente muito evidente na mídia é a questão do aquecimento global. Uma das causas desse fenômeno é o aumento das emissões de gás carbônico (CO2) através do uso de combustíveis fósseis, carvão etc. Na tabela a seguir, adaptada de uma reportagem recentemente veiculada pela revista Scientific American Brasil, pode-se comparar as emissões de CO2 por passageiro em diferentes transportes movidos a diversos tipos de combustíveis:
Podemos concluir que, para reduzir a emissão de gás carbônico, é indicado.

(A) substituir os carros movidos a diesel por carros movidos a gasolina.
(B) utilizar menos transportes como metrô e trem que sobrecarregam as vias públicas.
(C) incentivar o uso de transportes públicos como ônibus, metrô e trem, ao invés de carros.
(D) não fabricar mais ônibus movidos a hidrogênio, pois é o combustível mais poluente.



  • Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?
Em física, radiação é a emissão de energia por meio de ondas. Determinados elementos químicos, por possuírem núcleos instáveis (quando não há equilíbrio entre as partículas que o formam), liberam raios do tipo gama, capazes de penetrar profundamente na matéria. É o caso dos combustíveis utilizados nas usinas nucleares, como o urânio e o plutônio.
Quando exposto a esse tipo de radiação, o corpo humano é afetado, sofrendo alterações até mesmo no DNA das células. "A radiação tem a capacidade de alterar a característica físico-química das células. As mais afetadas são as células com alta taxa de proliferação, como as reprodutivas e as da medula, que são mais radiossensíveis", explica Giuseppe d´Ippólito, professor do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal Paulista (Unifesp).
Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade.
Segundo Gilson Delgado, oncologista e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), os efeitos agudos variam de queimaduras nas mucosas até alterações na produção do sangue, com rompimento das plaquetas (células que atuam na coagulação do sangue) e queda na resistência imunológica. "Esses efeitos são pouco comuns em acidentes em usinas, pois só ocorrem quando há uma exposição intensa e próxima", explica.
No entanto, em eventos como o ocorrido no Japão, a radiação pode contaminar o ambiente por meio do vazamento de componentes radioativos. O risco passa a ser a entrada de material contaminado na cadeia alimentar humana, por meio do consumo da água, de vegetais ou de carne de animais mantidos com alimentação contaminada. "Com essa exposição frequente aparecem problemas crônicos como câncer de pulmão, de pele ou de sangue (leucemia), problemas na tireóide e esterilidade", conta Delgado.
Pesquisadores apontam que as alterações no DNA das células podem se estender por gerações. Pesquisas recentes com netos de sobreviventes do ataque nuclear a Hiroshima (Japão), durante a Segunda Guerra Mundial, apontaram alta taxa de infertilidade. A explicação estaria no fato de que as células reprodutoras são muito sensíveis e especialmente afetadas pela radiação.
Incidentes nucleares são recentes na história. Por isso, ainda não é possível conhecer todos os efeitos que a radiação pode causar a longo prazo, nas próximas gerações. "Hoje, sabemos que, para quem é afetado, não existe tratamento possível. A radiação pode até sair do corpo, mas o efeito biológico não", afirma Delgado.

H36- Avaliar os benefícios e riscos decorrentes dos usos das radiações, assim como os efeitos biológicos e ambientais.

Questões de nível adequado

1- Observe a charge a seguir, relacionada a efeitos da radioatividade:

Fonte: KOSOBUKIN, Yuri. Disponível em:
<www.brazilcartoon.com>. Acesso em: 4 mar. 2009.
O efeito da exposição à radioatividade ao qual o autor da charge se referiu é:
(A) a temperatura da região exposta à radioatividade ficaria sempre muito baixa.
(B) as pessoas e outros seres vivos da região poderiam apresentar mutações indesejáveis.
(C) a radioatividade provocaria efeitos no meio ambiente, mas pouco afetaria os seres vivos.
(D) a radioatividade provocaria um efeito inverso ao do aquecimento global.

2- A humanidade convive no seu dia a dia com a radioatividade, seja através de fontes naturais de radiação(os elementos radioativos que existem na superfície da Terra ou os raios cósmicos que vêm do espaço), seja pelas fontes artificiais, criadas pelo próprio ser humano: o uso de raios X na medicina, as chuvas de partículas radioativas produzidas pelos testes de armas nucleares etc.
Fonte: http://www.ucs.br/
No entanto, o excesso de radioatividade pode provocar no ser humano.
(A) problemas de vesícula e cálculos renais.
(B) inúmeras doenças infecciosas.
(C) problemas sérios de obesidade.
(D) leucemias ou outros tipos de câncer.


  • ARGUMENTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM DIFERENTES TIPOS DE USINAS

Hidrelétrica:
Argumentos Favoráveis
·        Fonte Renovável de Energia;
·        Utiliza a água dos rios;
·        Não queima combustível;
·        Não produz lixo;
·         Pode ser utilizada em sistemas de pequeno e grande porte.
Argumentos Desfavoráveis
·        Mudança na fauna e na flora;
·        Deslocamento de populações ribeirinhas;
·        Destruição de terras produtivas e florestas;
·        Desvio do curso dos rios;
·        Depende das chuvas.

Termelétrica: Combustíveis Fósseis, Biomassa e Nuclear.
Argumentos Favoráveis
·        Utiliza vários tipos de combustíveis;
·        Seu funcionamento independe de fatores naturais, como sol, chuva ou vento;
·        Pode ser instalada em qualquer local;
·        Pode ser acionada a qualquer momento.
Argumentos Desfavoráveis
·        Poluição do ar por emissão de gases e cinzas por causa de combustível (o que não ocorre no caso da termonuclear, mas, em contrapartida, há produção  de lixo nuclear);
·        Aumento do efeito estufa por causa da emissão de gases;
·        Aumento da temperatura das águas dos rios que são utilizadas para o sistema de refrigeração;
·        Alto custo com manutenção.

Eólica:
Argumentos Favoráveis
·        Fonte renovável de energia;
·        Utiliza o vento;
·        Não queima combustível;
·        Não produz lixo;
·        Pode ser utilizada em sistemas de pequeno e grande porte.
Argumentos Desfavoráveis
·        Deve ser instalada em regiões com bastante vento;
·        Produz poluição sonora;
·        Poluição visual;
·         Morte de pássaros que colidem com as pás do gerador.

Solar (FOTOVOLTAICA):
Argumentos Favoráveis
·        Não queima combustível;
·        Precisa de pouca manutenção;
·        Tem vida útil de 20 anos;
·        Pode ser usada em sistemas de pequeno e grande porte;
·        Pode ser transportada.
Argumentos Desfavoráveis
·        Necessita de regiões com bastante sol o ano inteiro;
·        As células utilizam materiais danosos ao ambiente em sua fabricação;
·        As células não podem ser recicladas;
·        As baterias utilizadas precisam ser trocadas periodicamente

H22- Identificar argumentos favoráveis e desfavoráveis às diferentes formas de geração de eletricidade.

Questão de nível avançado

1 - Na atualidade, as usinas hidrelétricas constituem a mais importante fonte de energia elétrica no Brasil. Embora essa fonte energética apresente diversas vantagens ambientais, também se caracteriza por algumas desvantagens, como por exemplo:
(A) É não renovável, por isso se esgotará em poucos anos e deve ser substituída.
(B) Causa impactos ambientais, principalmente devido ao alagamento de grandes áreas.
(C) As turbinas usadas para gerar energia a partir do movimento da água liberam dióxido de carbono.
(D) Só podem ser instaladas na região Norte, pois nas outras regiões há poucos cursos de água.


Exercícios sobre Sistema Circulatório
Questões:

01. (FUVEST)  Compare a circulação sanguínea em um mamífero e em um peixe ósseo. O que acontece com a pressão sanguínea em cada um dos casos? 


02. (FUVEST) No coração dos mamíferos há passagem de sangue: 

a)  do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo;
b)  do ventrículo direito para o átrio direito;
c)  do ventrículo direito para o ventrículo esquerdo;
d)  do átrio direito para o átrio esquerdo;
e)  do átrio direito para o ventrículo esquerdo.


03. (UNESP) O esquema  abaixo representa o coração de um mamífero:


Baseando-se no esquema, responda: 

a)  Quais os nomes dos vasos representados pelos números I e II?

b)  Qual é o destino do sangue que percorre estes vasos? 


04. (PUC) O esquema ao lado representa o coração de um mamífero:


a)  Que números indicam artérias e veias?

b)  Que números indicam vasos por onde circulam sangue arterial e sangue venoso?

c)  Que números indicam vasos que participam da circulação pulmonar e da circulação sistêmica? 


05. Relacione circulação completa com homeotermia. 


06. (Fund. CARLOS CHAGAS) A função das válvulas existentes nas veias é: 

      a) retardar o fluxo sanguíneo;
      b) impedir o refluxo de sangue;
      c) acelerar os batimentos cardíacos;
      d) retardar as pulsações;
      e) reforçar as paredes dos vasos.


07. (FUVEST) A figura abaixo representa vários padrões de coração de vertebrados. Qual sequência indica a ordem crescente da eficiência circulatória, com relação ao transporte de gases, conferida pelos três corações?


      a) 1, 2, 3
      b) 1, 3, 2
      c) 3, 2, 1
      d) 2, 1, 3
      e) 3, 1, 2
    
08. Em caso de hemorragia, o sangue, para se coagular, depende da presença de:

      a) protrombina e fibrinogênio;
      b) profibrinolisina e heparina;
      c) heparina e histamina;
      d) fibrina e linfostenina;
      e) heparina, fibrina e cálcio.

                   
09. Células de trevo-doce em deterioração liberam uma substância denominada dicumarol. 

      a) O que pode ocorrer com um boi que ingeriu tal substância?

      b) Por quê?

      c) O fígado secreta a heparina. Qual é a sua função?


10. (UFPB) A válvula, localizada no orifício átrio ventricular direito, para impedir o refluxo de sangue no coração dos mamíferos, chama-se:

      a) bicúspide
      b) aórtica
      c) mitral
      d) pulmonar
      e) tricúspide

Resolução:

01 - Os peixes apresentam circulação fechada, simples, coração com duas câmaras e pressão  sanguínea inferior à do mamífero. Os mamíferos apresentam circulação fechada dupla, e pressão sanguínea superior à do peixe.

02 - A

03 - a) I é a artéria aorta; II é a artéria pulmonar.

b) O sangue arterial, através da aorta, é distribuído ao corpo. O sangue venoso, através da artéria pulmonar,  vai aos pulmões sofrer a hematose.

04 - a) Artérias: III e IV; veias: I, II e V.
       b) Sangue arterial: IV e V; sangue venoso: I, II e III.
       c) Pulmonar: III e V; sistêmicas: IV, I e II.

05 - Aves e mamíferos possuem circulação fechada, dupla e completa. O sangue venoso, nesses animais, não  se  mistura ao arterial. Mesmo em temperaturas baixas (frio) o transporte de oxigênio aos tecidos é elevado, permitindo uma alta taxa metabólica, o que contribui na manutenção da homeotermia.

06 - B

07 - E

08 - A

09 - a) Morte por hemorragia.
       b) O "dicumarol" compete com a vitamina K, impedindo a síntese de protrombina.
       c) É um anticoagulante. Dificulta a formação anormal de coágulos internos. 

10 - E


Exercícios sobre o Esqueleto dos Animais

Questões:

01. Anelídeos, platelmintos e asquelmintos não possuem esqueleto. Nos artrópodos (exemplo: formiga) ele é externo e denominado exoesqueleto. Alguns animais apresentam esqueleto interno, ou seja, endoesqueleto. Pergunta-se:
Quais são os filos de animais que apresentam esqueleto interno? Dê exemplos


02.  
Leia as alternativas abaixo e assinale a FALSA:
a) Na poliomielite o vírus lesa a medula espinhal;
b) O Césio-137 pode lesa a medula óssea, ocasionando leucemia, ou seja, câncer de sangue;
c) A medula espinhal é constituída por tecido nervoso;
d) Hematopoese é a produção de células sangüíneas e ocorre na medula óssea vermelha;
e) Uma fratura na coluna vertebral pode ocasionar tetraplegia (paralisia dos quatro membros) porque no seu interior há a medula óssea.

03.  Medula é a denominação da região mais interna de um determinado órgão. A medula óssea localiza-se no interior dos ossos. A medula espinhal ou raquidiana é um componente do sistema nervoso central e localiza-se no interior da coluna vertebral. Pergunta-se:
Qual a diferença fisiológica entre as medulas óssea e espinhal?


04. 
 Ouriço-do-mar, estrela-do-mar, lírio-do-mar, bolacha-de-praia são invertebrados pertencentes ao filo dos equinodermas.
Pergunta-se:
Esses animais possuem esqueleto interno ou externo? Justifique sua resposta.


05.  
As esponjas apresentam endoesqueleto orgânico ou inorgânico. O esqueleto inorgânico caracteriza-se pela presença de espículas calcáreas ou silicosas. O esqueleto orgânico apresenta uma substância química, denominada espongina.
Pergunta-se:
Qual é a natureza química da espongina?06.  Cite três filos de animais que possuem exoesqueleto.

07.  Assinale a alternativa que representa, corretamente, o crescimento de um artrópode.

08.  (FUVEST) Em acidente em que há suspeita do comprometimento da coluna vertebral, a vítima deve ser cuidadosamente transportada ao hospital, em posição deitada e, de preferência, imobilizada. Este procedimento visa preservar a integridade da coluna, pois em seu interior passa:
a) o ramo descendente da aorta, cuja lesão pode ocasionar hemorragias;
b) a medula óssea, cuja lesão pode levar à leucemia;
c) a medula espinhal, cuja lesão pode levar à paralisia;
d) o conjunto de nervos cranianos, cuja lesão pode levar à paralisia;
e) a medula óssea, cuja lesão pode levar à paralisia.

09.  Em relação ao tipo de desenvolvimento dos animais abaixo, pergunta-se:
a) Qual é ametábolo? Justifique.
b)  Qual é o hemimetábolo? Justifique.
c) Qual é homometábolo? Justifique.

10.  O que é neotenina?

Resolução:
01. Poríferos (ex.: esponjas); equinodermas (ex.: ouriço-do-mar); cordados (ex.: homem).
02. E
03. A medula óssea realiza a hematopoese, ou seja, produz células sangüíneas.A medula espinhal conduz impulsos nervosos.
04. Interno.Origina-se a partir do mesoderma do embrião. A epiderme reveste externamente o corpo do animal, inclusive seus espinhos.
05. É uma proteína freqüente no endoesqueleto orgânico de algumas esponjas.
06. Celenterados (ex.: corais), moluscos (ex.: caracol) e artrópodos (ex.: mosquito).
07. E
08. C
09.   a) I   – A mariposa apresenta metamorfose  completa. 
       b) II  – Traça-dos-livros não apresenta metamorfose.
       c) III – O gafanhoto possui metamorfose  parcial. 
10. Hormônio dos insetos. Há uma queda de taxa desse hormônio no final da metamorfose.

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