terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Besouro Pompom

Besouro Pompom
Este é o besouro guitarrista, viola ou pompom, é assim que ele é conhecido aqui no Brasil, pertence a espécie Compsocerus violaceus, mas para a identificação correta os tufos de pelos precisam estar no quarto segmento das antenas. Ganhou esse nome pelos “pompons” que possui nas antenas e são usados como receptores táteis e de cheiro.
Costumam aparecer durante a primavera e o verão no centro-sul do Brasil. Quando agarrado ou mantido dentro da mão fechada, ele costuma emitir um som como guinchos curtos e consecutivos, motivo pelo qual recebeu o nome de besouro-guitarrista.
É um inseto considerado praga para o meio agrícola, já que ele ataca plantações de eucaliptos, citros e pessegueiros causando perdas econômicas aos produtores.


Os adultos se alimentam das frutas e da seiva, enquanto as larvas se alimentam da madeira dos galhos e ramos das frutíferas, abrindo galerias, vindo estes posteriormente a quebrar e cair.
Em alguns estudos feitos, mostrou que o responsável por tornar essa espécie adorável em uma praga é o próprio homem. O fato de plantarmos centenas de árvores juntas em grandes áreas, formando os pomares, justamente montamos um banquete para eles, toneladas de comida e local ideal para a reprodução, tornam o ambiente propício e favorável para estes insetos se alimentarem e multiplicarem.


Por: Nilton Zanesco
Graduado em Ciências Biológicas

20 comentários:

  1. Nilton os besouros pompom transmitem alguma doença ou são venenosos?obrigagada

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Verdade sksks eu sempre conheci como vaquinha Vitória

      Excluir
  3. Como são as larvas deles?

    ResponderExcluir
  4. Apareceu um aqui em casa aí resolvi procurar,muito interessante

    ResponderExcluir
  5. Eles não picam e nem são venenos
    Aqui no RS conhecido por Vaquinha Vitoria

    ResponderExcluir
  6. Parece inofensivo!
    É têm uma coloração bonita.

    ResponderExcluir
  7. Uma vez um desses me mordeu, tive q ir ao médico. Minha mão inchou e fiquei bem mal...

    ResponderExcluir
  8. Achei um aqui em casa, achei lindo. Coloquei n planta e tirei foto. Minha filha pesquisou na Internet. Amei saber sobre ele. Eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  9. Fui visitado por um, meio urbano, deve estar perdido, passeou nos meus dedos e mão, até o colocar num local seguro, e fotografei... Se tiver veneno, ainda não fez efeito... 😂😂😂 foi por ele que aqui cheguei também...

    ResponderExcluir
  10. Apareceu no Jardim dos apartamentos onde coloco mamão para os pássaros. Se deliciou com o mamão. Gravei ele tomando banho depois.

    ResponderExcluir
  11. Sou de São Bernardo do Campo, e acabei de receber uma visita em minha casa.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei um no meu quintal,fiquei curioso com ele bjs

    ResponderExcluir
  13. Acabei de receber a visita deste ser lindo... uma pena não poder publicar a foto.

    ResponderExcluir