quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Reinos da natureza

Reinos da natureza
Durante muito tempo, a forma mais simples e eficiente de classificar os seres vivos era separando-os em dois reinos: animal e vegetal. A diferença parecia muito clara. Os animais são seres dotados de movimento e se alimentam de outros seres vivos, isto é, são heterótrofos. Os vegetais, ao contrário, vivem fixos em um substrato e são autótrofos, ou seja, são capazes de produzir o próprio alimento.


Entretanto, à medida que os seres vivos foram sendo estudados, começaram a surgir exceções a essa regra de classificação. Com o uso do microscópio, o número de exceções aumentou vertiginosamente. Descobriram-se, por exemplo, animais que não se locomovem, como os poríferos. Descobriu-se, também, um ser unicelular, chamado euglena, que no escuro alimenta-se de bactérias – como um animal -, mas na luz produz seu próprio alimento – como uma planta. Este pequeno ser gerou discórdia entre os cientistas. Os zoólogos – estudiosos do reino animal – classificavam a euglena em um filo do reino animal. Mas, ao mesmo tempo, os botânicos – aqueles que estudam os vegetais – consideravam a euglena como vegetal e a classificavam no reino vegetal.
A confusão aumentou quando se descobriu que as células das bactérias e das algas azuis (cianobactérias) eram completamente diferentes das demais. Nesses dois seres, a estrutura celular é muito mais simples: suas células não possuem membrana que separa o núcleo do citoplasma. O tipo de célula típica das bactérias e algas azuis recebeu o nome de procarionte. Todas as demais células denominam-se eucariontes.
Para acabar com essas disputas e contradições, o biólogo norte-americano R. H. Whittaker propôs, em 1969, que todos os seres vivos fossem agrupados em cinco reinos, que são os seguintes:
*Reino Animalia: organismos eucariontes pluricelulares, heterótrofos e que geralmente se deslocam por força própria. Inclui os animais.
*Reino Plantae: organismos eucariontes pluricelulares, autótrofos, geralmente verdes e fixos em um substrato. Abrange a maior parte das plantas conhecidas por nós.
*Reino Fungi: organismos eucariontes uni e pluricelulares, com estrutura celular semelhante à das plantas, porém heterótrofos. Vivem fixos em um substrato. Representado pelos fungos.
*Reino Protista: organismos eucariontes unicelulares, tanto autótrofos ou heterótrofos, capazes de viver em diversos tipos de ambientes. Seus principais representantes são os protozoários e as algas.
*Reino Monera: organismos procariontes unicelulares, autótrofos ou heterótrofos. Inclui as bactérias e as cianobactérias (algas azuis).

Por: Nilton Zanesco
Graduado em Ciências Biológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário